Postado por BLOG DO ATOS - Thiago Wanderley

“Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta estava assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada. Lc 10.38-42


Marta e Maria Qual a diferença dessas duas mulheres?

Duas mulheres que conheceram e conviveram com o Senhor Jesus por um tempo. Duas mulheres que tiveram a oportunidade de ver, de tocar, de falar com o Mestre.

Que privilégio! Qual seria a sua reação se você pudesse ver, tocar, falar com o Senhor, eu não faço a mínima idéia do que eu poderia fazer, talvez pular em seus braços, abraçá-lo bem forte, ficar bem pertinho.

Talvez para Marta, estar com o Senhor era algo um tanto natural, não era nenhuma novidade, e sua maior preocupação era cumprir com suas obrigações de uma boa anfitriã em atender o seu hospede e não deixar que nada lhe falte.

Chegou a reclamar com Jesus por sua irmã ter deixado ela sozinha nos afazeres, estava agitada e muito preocupada com a sua visita ilustre, mas ela não lhe deu a atenção devida. Você deve me perguntar como pode ser isso? Reclamar na presença gloriosa de Jesus.

Isso acontece quando os nossos desejos têm mais prioridade do que os desejos do Pai.

A vontade de Marta era que suar irmã também estivesse a lhe ajudar nos afazeres, por outro lado a vontade de Jesus era que Marta também estivesse no mesmo patamar que Maria, ou seja, junto aos seus pés.

Por que dar mais importância as coisas terrenas do que o Reino de Deus, sendo que a ordenança do nosso Senhor é essa: Busquem primeiro o Reino de Deus e todas as demais coisas vos serão acrescentadas, está escrito em MT 6:33

Perdemos tempo com o trabalho, com a internet, com os amigos, com a namorada, você pode até estranhar no vou lhe dizer agora, perdemos tempo até com as atividades da igreja. E nós nos esquecemos de dar valor e perder tempo no que verdadeiramente importa, que é está na presença de Deus.

Do que importa as minhas obrigações na igreja se a presença do Senhor não for comigo. De que importa o evangelismo, as visitas a um necessitado, o ministério de louvor se as minhas motivações não estão no Senhor.


Reflita por um momento, será que tudo o que tem feito até agora é para glória de homens? É visando o reconhecimento humano? Meu amado irmão se for, por favor, pare.


O evangelho não um palco para apresentações, nem tampouco arena de disputa para ver quem é o melhor ou pior. Jesus disse aquele que quiser ser o maior se torne o menor.

O profeta João disse importa que ele cresça e que eu diminua Jo 3:30, parafraseando João eu quero dizer pra você que pensa que a igreja é palco das suas apresentações, é melhor dizer importa que Ele cresça e eu desapareça.

O evangelho não é um palco para exibirmos o nosso espetáculo, para colocarmos os nossos dons e talentos a vista do público, e sermos reconhecidos por isso, pensamos que o importante é sermos vistos e admirados pelos outros. Quero te dizer que isto é um pensamento mundano, mas que está invadindo as nossas igrejas temos que impedir que tais pensamentos entrem nos nossos corações.

ROM 11:36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Jo 1:3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

O único merecedor de honra e aplausos é o Senhor e mais ninguém.

Em algum momento nós fazemos coisas e mais coisas, e somos impulsionados simplesmente por um desejo de sermos reconhecidos, seja escrever um livro, gravar um CD, realizar grandes eventos, seja para se auto-afirmar ou para impressionar alguém e para se tornar importante no meio em que vivemos.

Até mesmo os nossos exercícios espirituais, temos que tomar muito cuidado, pois podem estar sob a influência das correntes da sociedade do espetáculo: podemos orar para dizer que oramos; ir à igreja para dizer que fomos; evangelizar para dizer que evangelizamos; fazer todas as coisas para tentar impressionar os outros e chamar a atenção deles para nós.


Pergunto, onde estão as nossas motivações? Você não tem que chamar a atenção de homens, você tem que atrair a atenção de Deus.

(Mateus 6.1) Jesus sabia que no seu próprio tempo havia pessoas que estavam sobre a influência do desejo de serem vistas (os fariseus). Por isso ele disse: “Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste

Segundo Jesus, essas pessoas eram conhecidas na terra, mas não eram conhecidas nos céus; eram admiradas na terra, mas não eram admiradas nos céus; recebiam presentes na terra, mas não tinham qualquer galardão nos céus; tinham o dia-a-dia, mas não tinham a eternidade! Elas haviam ganhado o mundo inteiro, mas haviam perdido a própria alma.

Por favor, em nome de Jesus pare onde você está. Você não tem que chamar a atenção de homens, você tem que atrair a atenção de Deus.

Talvez você deve me perguntar, mais o que essa esta mensagem tem haver com Marta e Maria?

Note que Maria não está em evidência, não se preocupa em ser notada por ninguém, sua alma está calma e tranqüila por causa da presença do Mestre, pois ela está a ouvir as suas palavras e está apaixonada por Jesus, pois nada mais tira a sua atenção, seu coração está totalmente entregue a Ele.

Eu posso até imaginar Marta irritada, batendo panelas, talvez até derrubando propositadamente para chamar a atenção e demonstrar sua indignação por está sozinha nos afazeres. “... Olha eu aqui Jesus! eu estou aqui sozinha trabalhando tentando fazer o meu melhor para te agradar, o Senhor não vê o meu esforço? minha irmã não está nem ai, se depender dela o Senhor fica com fome...”


Será que marta estaria tentando chamar a atenção dos que estavam na casa e certamente também de Jesus? Você não precisa chamar a atenção de Jesus desta forma. Veja só:

Jesus amava tanto a Maria quanto a Marta, isso está provado em Jo 11:5, não é uma questão de reprovação a Marta, mas havia um diferencial em Maria.

Enquanto Marta estava agitada, Maria estava sentada aos pés de Jesus,

Enquanto Marta fica preocupada com os afazeres, Maria está aos pés do redentor,

Marta servia ao Senhor de forma limitada, Maria o servia de coração.

Aqui eu abro um parêntese pra te perguntar qual é o teu diferencial?

O que o Jesus vê em você que atrai a atenção dele? Será que é o seu talento seja ele musical ou pastoral, será que é a sua beleza exterior?

Vou lhe mostrar biblicamente o que atrai a atenção de Deus pra nós:

Jo 11:21
Jo 11:32

Note que a declaração de Marta e Maria é exatamente a mesma. “Senhor se Tu estivesse aqui o meu irmão não teria morrido” Marta estava intacta e cara a cara com Cristo, Maria, porém quebrantada e prostrada aos pés de Jesus, e isso fez a diferença.

A bíblia não relata um momento de quebrantamento de Marta, ela me parece o tipo de mulher durona, Maria já sai ao encontro de Jesus chorando.

De fato e verdade Maria era muito diferente de Marta, os seus atos falavam muito alto, muito mais que palavras.

Outro texto bíblico:
“Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa. Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.” Jo 12.1-3
A Maria de que falamos é a mesma irmã de Lázaro, esta foi a que ungiu os pés de Jesus com um bálsamo de nardo puro e enxugou com seus próprios cabelos. Que atitude não? ATITUDE DE ADORAÇÃO ela prestou ao Senhor.

Os pés de Jesus... Os pés de Jesus era o lugar... O lugar para prostrar-se... Maria sabia muito bem o que era isso. Como nós já vimos em Jo 11:32 ela foi ao encontro de Jesus e espontânea se lança a seus pés, quebrantada. Que atitude não? ATITUDE DE ADORAÇÃO, e algo diferente acontece, diz a bíblia que Jesus moveu-se em espírito e perturbou-se, Maria conseguiu MOVER O CORAÇÃO DE JESUS.
O Senhor conhece o nosso coração, ele conhece todos os nossos pensamentos, quando levantamos as mãos para adorá-lo ele sabe se estão limpas, se há sinceridade de coração. Não adianta belas canções de amor ao Senhor, se não há sinceridade nas palavras que estão sendo cantadas.

Até onde renunciamos as nossas vontades humanas em favor do Reino de Deus, até onde estamos dispostos a sacrificar a nossa própria vida em favor do Reino.

Deus quer que você se entregue ao ponto de ser totalmente dependente dele, Deus quer ser atraído pelo perfume que exala da sua adoração, e que nada seja mais importante em sua vida a não ser a presença Dele.

O problema é que muitos de nós achamos que temos Deus, mas por dentro estamos vazios, dizemos que buscamos a Deus, mas não o encontramos, porque de fato não o buscamos como devemos buscar, desistimos no meio do caminho quando encontramos a primeira barreira, a da renúncia. Meu amado, renuncie tudo, mas fique aos pés de Jesus.

Adorar a Deus requer uma vida de arrependimento diário, adorar a Deus requer que cada dia eu me pareça cada vez mais com Ele, com o seu amor, com a sua bondade, como seu caráter, com a sua Santidade, não basta apenas falar tem que ter ATITUDE DE ADORAÇÃO. Deus te abençoe.

Permita-me dizer para você: Faça o que puder, faça o melhor, faça apaixonadamente, com pequenos e extravagantes Atos de Adoração.

Thiago Wanderley
Ministério Atos de Adoração

This entry was posted on sexta-feira, setembro 25, 2009 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

1 comentários

Esssa galera aeh eh Bençãooo d++!!!
curtoo mt...

Que Deus continue com essa chama bem viva dentro dos corações de vcs!!!

grande abraçooo galera!!!